HOME OFFICE, NA PRÁTICA

Muito se tem escrito sobre Home office ultimamente decorrente, de pandemia do covid-19. Várias pessoas, de um dia para o outro, foram ‘obrigadas’ a continuarem sua rotina produtiva em casa. Não foram poucas que se viram frente e um grande desafio mas, estão superando, por necessidade circunstancial creio. Outros, estão ‘suportando’, e declaradamente, já levantaram a bandeira de que não querem continuar com esta prática profissional em suas vidas.

Lembro-me que, em tempos passados, já havia recomendado o trabalho em home office para algumas empresas mas, vários obstáculos eram levantados e as decisões eram postergadas. Hoje, entende-se mais claramente a prática do trabalho remoto e como ele pode beneficiar os mais diversos segmentos da cadeia produtiva.

Particularmente, já trabalho em home office há mais de 20 anos. Fazem dois anos (apenas) que consegui montar um escritório em um quarto isolado. Nos anos anteriores, meu ‘escritório’ era a sala de jantar. Relato isso para lhe mostrar que uma das características das pessoas que decidem por trabalhar em home office, quer seja pela necessidade ou pela imposição, é a resiliência, ou seja, deve se adaptar às circunstâncias, quer sejam físicas do local ou, as sociais que são os relacionamentos internos na casa.

Não quero escrever o mesmo conteúdo dos outros vários artigos sobre o tema, apenas vou destacar pontos que, em minha opinião, são importantes. 

  1. Identifique um bom local para trabalhar
  2. Tenha uma conexão de internet adequada
  3. Utilize o protocolo de segurança cibernética da sua empresa
  4. Tenha seu próprio protocolo de segurança (antivírus e práticas seguras) 
  5. Estabeleça horários para seu trabalho
  6. Não esqueça da garrafa de água e café (é claro)
  7. Foco, foco, foco – no trabalho, cuide das distrações
  8. Cuidado com as demandas, não queira fazer tudo em um único dia de trabalho
  9. Pare com a procrastinação (recente escrevi sobre esse tema)
  10. Faça a boa gestão de tempo
  11. Utilize ferramentas de produtividade
  12. Saiba a diferença entre Objetivos e Metas

A lista é bem maior, mas vou descrever brevemente alguns dos pontos que considero fundamentais para a boa prática do home office.

PROCRASTINAÇÃO

O artigo que escrevi recentemente trás o tema: ‘Acabe com a procrastinação ou, morra!’ O destaque é que, ou você toma uma postura assertiva em acabar com este hábito ou, enfrentará sérias dificuldades no trabalho remoto. Se no escritório da empresa você, e seus colegas, tiram de letra essa prática, achando que a dominam, no trabalho remoto os resultados da procrastinação poderão aflorar como erva daninha no seu jardim. A prática da procrastinação não deve ser, em hipótese alguma, ser cultivada pois, assim como um câncer ela vai acabar com sua produtividade, mais cedo ou mais tarde, mas vai! É sério isso! Cuidado!

Dicas para acabar com a procrastinação

  1. Crie uma lista de tarefas, com prazos: Quando for a hora de executar a tarefa, simplesmente, faça!
  2. Tire do seu celular o chamado: ‘alarme recorrente’ ou ‘soneca’ – ao utilizar esta prática diariamente, você está alimentando seu subconsciente com os ingredientes estruturais da procrastinação. Na hora que seu celular, ou relógio, despertar, saia da cama.
  3. Prepare sua agenda semanal nas primeiras horas da segunda-feira; alguns falam que é melhor no domingo à noite mas, sendo um ou outro, não procrastine esta tarefa de forma alguma. Ela será seu plano semanal. 

GESTÃO DO TEMPO

Seja no trabalho tradicional, onde você precisa se deslocar fisicamente até seu escritório ou, no trabalho remoto, a gestão adequada do tempo é de fundamental importância no tempo que estamos vivendo enquanto sociedade do conhecimento. Não existe, na prática, aquela afirmação de que algumas pessoas conseguem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, isso é mito! No momento em que destina atenção para uma ação, a outra deixou de receber a atenção, simples assim. 

Então, se você utiliza as redes sociais com muita frequência, você está informando todos a sua volta que não está fazendo mais nada. No meu ciclo de amizades, penso que ninguém tem qualquer ganho, permanecendo horas nas redes sociais. Lembre-se, ao dedicar seu tempo nas redes sociais, outras áreas não estão recebendo sua devida atenção.

A gestão adequada do tempo te traz liberdade e saúde, o contrário disso é verdadeiro. No momento que escrevo este artigo, meu Pomodoro está marcando que faltam 22’ para eu sair da minha mesa e utilizar meu intervalo de 15’. Vou descrever melhor sobre este processo logo abaixo, no subtema de produtividade.

Dicas para a melhorar sua gestão do tempo

  1. Determine a hora que vai começar seu trabalho; períodos de descanso; hora do almoço, lanches; hora de finalizar o expediente.
  2. Determine em que horas vai realizar determinada tarefa (dica 1 para acabar com a procrastinação).
  3. Estenda a gestão do tempo para as outras áreas da sua vida, por exemplo: horas de sono, de atividade física, horas para alimentação e assim por diante.

PRODUTIVIDADE

Tão importante o cuidado e a boa gestão do tempo são os quesitos sobre produtividade. Produtividade está intrinsecamente relacionada com o resultado em ser produtivo. Logo, percebemos que, para eu ter os melhores resultados, eu devo ser produtivo. Não posso ser produtivo se não faço a boa gestão do tempo. Não posse ser produtivo se não cumpro prazos e assim por diante.

Penso que muitos diretores de empresas podem estar aproveitando esta oportunidade em que algumas posições do seu negócio estão em home office, para obter resultados práticos de seus colaboradores. Todos em um grande laboratório, recebendo orientações para suas atividades, reuniões, prestação de contas, relatórios etc. Quem irá permanecer? Quem continuará em home office? É sabido que algumas empresas perceberam agora (antes tarde do que nunca) que pode continuar com a maioria das posições no trabalho remoto. Sabe o que isso significa? Mais lucros para as empresas e benefícios aos profissionais! 

Dicas para a melhorar sua produtividade

  1. Utilize a técnica ‘Pomodoro’. Esta técnica, nada mais é do que utilizar um timer para suas tarefas. O meu está programado assim: UMA hora, 15’ e 25’. Durante UMA hora, meu foco está nas atividades de trabalho – durante este período também tomo 1 copo de água (dos dois litros de água que tomo todos os dias). Os 15’ são de intervalos e os 25’ para quando preciso descansar um pouco mais. O Pomodoro é totalmente programável e você pode acessá-lo aqui: https://tomato-timer.com/ 
  2. Crie uma página de links OU utilize a página de favoritos do seu navegador. Para não ter que digitar os mesmos endereços de acesso a site que precisa visitar com frequência, você pode criar uma página no Google Site, com seus principais acessos. Para fazer isso basta acessar a grade de menus, no canto superior direito da sua do Gmail, acessar o Drive, ir em ‘Meu Drive’, clicar em ‘Mais’ e depois em ‘Google Sites’. Para criar seu site com seus principais links é bastante simples e intuitivo. A dica é criar esta página que será carregada cada vez você abrir o navegador (você precisa configurar essa ação no seu navegador). Esse processo no seu dia a dia lhe trará um ganho significativo de tempo. Na minha página de links, tenho acesso instantâneo aos meus endereços principais, das organizações para as quais presto serviços, para meus clientes na desenvolvimento de sites, além de vários jornais nacionais e internacionais.
  3. Volte ou comece a utilizar as agendas. Esta prática passou por um processo interessante de adaptação. A tentativa de algumas pessoas em deixar de utilizar as agendas de papel para a utilização das agendas virtuais, trouxe expertise para alguns e cenários tenebrosos para outros. A verdade nisso tudo é que você não pode deixar de ter uma agenda. No caso da agenda virtual (me refiro a Agenda do Google) ela pode ser compartilhada e receber vários APPs para melhorar sua produtividade, como é o caso dos agendamentos de reuniões virtuais através do Zoom e do Google Meet (ferramenta liberada para uso gratuito até setembro de 2020). A agenda de papel pode lhe servir como um ‘diário’ das ações do dia, onde você pode anotar todas as interações que teve e ações que tomou frente às tarefas propostas. Particularmente, utilizo a Agenda do Google; utilizo para meu ‘diário’ um arquivo no Google Docs – denominado: ‘Diário’ e, um caderno, em papel para anotações rápidas que não necessitam de arquivamento.  

OBJETIVOS E METAS

Para finalizar este artigo, relato dois termos que tendem a causar confusões para muitas pessoas. As diferenças entre Objetivos e Metas. Já ouvimos de tudo (ou quase) sobre essas confusões, não é mesmo? Mas quero explorar esta diferença pois é interessante pensar nelas também no trabalho remoto.

Objetivo é o alvo principal que se quer alcançar no futuro. Eles devem ser SMART ou seja, eSpecíficos, Mensuráveis, Alcançáveis, Realistas e com Tempo definidos.

Metas são as etapas que deverão ser realizadas (hora a hora, dia a dia, mês a mês) para alcançar o objetivo proposto ou os objetivos propostos.

O que confundem as pessoas é que, nas empresas elas têm os objetivos já definidos e geralmente (e infelizmente) o colaborador não sabe quais são (alguns nem procuram saber), alguns gerentes (que às vezes também não sabem quais são os objetivos da empresa) são cobrados por metas; eles, por sua vez, cobram dos demais colaboradores, o quê? Metas!

Assim, para alguns, gera a confusão! No trabalho remoto isso não muda. A empresa ainda tem seus objetivos e, você deve cumprir com suas metas de produtividade.

Agora vem outro ponto interessante! No trabalho remoto você deve criar seus objetivos e suas metas para o cumprimento assertivo de cada etapa para que assim o resultado final seja satisfatório para você e para a empresa na qual você está ligado.

Logo, ao adotar estas práticas você estará em condições de poder continuar com seu trabalho em home office de forma produtiva e eficaz, se precisar de mais dicas ou orientações específicas, faça contato!