PROPÓSITO, OBJETIVOS, METAS E AÇÕES

Por Cal BiancoConsultor e Coach


Muitas pessoas ainda confundem os significados destas sentenças. Penso que isso se dá pelo fato de já terem presenciado situações distintas em que alguém se referiu a estes termos em contextos diferentes e com falta do devido esclarecimento. Então, vamos ver as diferenças entre elas.


PROPÓSITO – É algo muito maior que pode estar (e geralmente está) ligado a toda a vida da pessoa. É uma expressão para ser usada quando se refere ao longo prazo para explicá-la e no curto prazo para justificá-la.


OBJETIVOS – Os objetivos são atividades que serão executadas ao longo de um determinado tempo com o intuito de conquistar ao maior, que neste caso, pode ser o propósito. Um objetivo pode ter várias metas. O ideal é desenvolver, no máximo e até três objetivos.


METAS – As metas são atividades menores que, com a sua execução positiva, lhe farão chegar mais próximo do seu objetivo. Logo, se você estabeleceu três objetivos, e cada um deles com as metas, já pode imaginar a quantidade de atividades que tem pela frente.


AÇÕES – As ações são as atividades que me refere acima. São todos os esforços executáveis que estão em planejamento. Elas podem sem executadas por você mesmo ou ser delegadas para outras pessoas, mas sempre pertencentes às metas, que por sua vez, estão relacionadas aos objetivos que estão ligadas ao propósito.

Veja a ilustração abaixo:

Vejamos um exemplo: Pense numa equipe de vendedores onde no início do mês o supervisor deu a cada membro uma meta de vender R$ 15.000,00. 

Logo, o vendedor deverá criar várias ações para alcançar sua meta que, somada com as vendas dos demais membros da equipe, vão (ou não) alcançar um dos objetivos de empresa, para que ela (a empresa) cumpra seu propósito.